Há um tempo atrás apresentei um artigo intitulado a “A Dinâmica do seu Dinheiro”, onde alertei que sendo o dinheiro dinâmico e não estático, e ante o cenário econômico de queda dos juros e sua provável estabilização, cabe a cada um, ser o próprio gestor de seu dinheiro, conhecer melhor sobre finanças pessoais e ter controle de seu patrimônio.
Entretanto, não somente a gestão do patrimônio se faz necessária, mas sim uma ampla gestão pessoal e profissional.
No mundo conectado em que vivemos, onde a Revolução 4.0 está presente, e andado a passos galopantes, o profissional de saúde em especial, não mais pode delegar a terceiros a gestão de sua carreira profissional, sob pena de grandes prejuízos.
Isto porque a inteligência artificial já está presente, através de instrumentos eficientes em todos setores da economia, e em especial na área de saúde, cujo avanço tem sido surpreendente.
É um ganho para a sociedade em geral, a inteligência artificial interagindo com as atividades profissionais, mormente a Saúde. Entretanto, se o profissional de saúde, não tiver um olhar mais profissionalizante quanto a sua gestão de carreira, poderá ser destinado ao fracasso e ao esquecimento.
Ou seja, é necessário ser arrojado em suas competências profissionais, se capacitando e buscando um diferencial a fim de que a Inteligência artificial não ocupe o espaço, e para isto o profissional de saúde deve adotar uma visão “humanística” e “integral do paciente”, tornando um profissional mais completo, e em condições de prestar informações sobre nutrição, sedentarismo, felicidade, bem estar, ansiedade, violência, resiliência, enfim..., acolhendo o paciente em todas as suas necessidades e anseios, resgatando os conceitos tão necessários da “medicina de família e comunidade”.
Assim, a gestão da carreira estará sendo administrada com competência e maestria. Entretanto na gestão pessoal, o profissional de saúde, deverá se atentar para o fato de que a economia, não mais tende a ser como dantes.
E para isto, é necessário um olhar empresarial com conhecimento nas áreas de administração, economia e finanças, o que obriga o profissional de saúde a se tornar um multitarefa em sua atividade, pois delegar esta função a terceiros, e não se capacitando nestas áreas poderá resultar em grandes prejuízos.
Esta assertiva está presente em razão das ilusões de massa, que podem contribuir para uma nova bolha, o que se percebe num movimento sutil, que são as criptomoedas, pontocom, etc...
Não se está aqui afirmando que o profissional de saúde, deverá atuar em todas as áreas, mas que somente terá sucesso em sua gestão de carreira e pessoal se conhecer muito bem o seu negócio, pois as relações comerciais estão mudando, e urge o tempo em que o conhecimento nas diversas áreas dará ao profissional um fôlego de sobrevivência no mundo onde a inteligência artificial domina à excelência.
Eis o desafio, olhar humanístico, visão integral do paciente, capacitação profissional, conhecimento das diversas áreas em que envolve o negócio.
Nunca foi tão moderno e presente o TERMO GESTÃO DE CARREIRA.